A rotina contábil é crucial para garantir que os negócios sejam executados corretamente e que os prazos sejam cumpridos. No entanto, muitas vezes, os contadores não investem na comunicação com seus clientes, o que pode levar a perda de clientes importantes.
Em tempos desafiadores, os empresários contábeis são mais imprescindíveis do que nunca para seus clientes. Com novas demandas surgindo a todo momento, é necessário que ambas as partes trabalhem juntas para manter seus negócios ativos. Para isso, é importante que os contadores invistam em comunicação com seus clientes. Um relatório com as atividades desempenhadas ou uma reunião online com clientes expressivos pode manter os clientes satisfeitos e engajados. Além disso, essa comunicação pode ajudar a identificar oportunidades de crescimento para o negócio e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Por isso, aqui vão algumas dicas em como melhorar esse processo:
Torne a comunicação mais clara e eficiente
Alguns escritórios de contabilidade perdem oportunidades de negócio por não estarem “na hora certa e no lugar certo”. A não disponibilização de ferramentas eficientes e versáteis de comunicação faz com que exista uma certa distância entre o escritório de contabilidade e o cliente, e isso não é bom para nenhuma das partes.
O primeiro passo, portanto, é capacitar os seus colaboradores para utilizarem os mais variados tipos de ferramenta. Mensageiros como o WhatsApp, por exemplo, podem sim ser formas eficientes de conversar com os clientes. Lembre-se que a ideia é dar mais agilidade ao atendimento e, portanto, estar disponível no canal mais usado pelo seu cliente faz a diferença.
Novamente, é importante ressaltar que nessa área você deve ser proativo. É preciso pensar à frente do seu cliente para poder oferecer as ferramentas que ele precisa. Na maioria das vezes, apenas o básico será solicitado. Cabe a você mostrar que existem mais possibilidades e, principalmente, quais são os benefícios de adotá-las.
Agregue valor ao seu atendimento
Quais são os itens relacionados ao seu trabalho que os clientes mais gostam? Faça uma pesquisa para descobrir quais são as impressões que eles têm sobre o seu serviço e descubra quais são os seus pontos fortes. Esses itens devem ser trabalhados pelo marketing e pelo departamento de vendas como um diferencial do seu produto ou serviço.
Se engana quem pensa que apenas o preço é um fator decisivo. Isso pode até ser verdade em alguns casos, mas em muitas situações há empresas que preferem dispender um pouco mais de dinheiro em troca de uma maior tranquilidade. Se a sua empresa tiver condições de oferecer um atendimento mais personalizado, por que não fazer isso? Isso em marketing chama-se mix de serviços. Se você como gestor não está monitorando a demanda do seu cliente poderá abrir brechas para que ele vá ao mercado buscar outras soluções.
A NORT MKT Estratégico é especialista em marketing contábil e aplica técnicas avançadas para aquisição de novos leads (potenciais clientes) para escritórios de contabilidade de todo Brasil. Conheça aqui nossos Cases de Sucesso.
Katiê Fernanda Tedesco Bastos
Nort Marketing Estratégico