Migração Contábil: o que fazer para não perder clientes

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A grande maioria dos escritórios de contabilidade cresce suas carteiras apenas por indicação de clientes. Alguns contadores participam de encontros e reuniões com empresários locais, afim de fomentar networking e outros, raros, investem em anúncios online.

Cada vez que uma crise econômica se estabelece, o aumento de perda de receita das carteiras de clientes e a migração contábil de clientes ativos acabam se acentuando. A redução de custos dos empresários é um fator determinante para a migração dos prestadores de serviços. Desta forma preparamos algumas dicas para você, contador, colocar em prática e partir para ação para minimizar este problema.

1) Cuide de quem já está dentro da sua carteira

Todos nós sabemos que manter clientes atuais é muito mais barato que conquistar novos clientes. Por isso, essa altura do ano invista em relatórios de atividades de tudo que seu escritório realizou para seu cliente e faça uma reunião online com seu cliente, demonstrando as atividades, bem como ouvir as expectativas para o próximo ano.

2) Não tape o sol com a peneira

Muitos contadores não querem “abrir brecha” para que os clientes solicitem descontos nas renovações, por isso, oferte alguma condição que possa facilitar a vida de seu cliente nesse período de crise, como parcelamento de honorários, ou acrescente algo em algum serviço, que amplie a percepção de valor do seu escritório para ele.

3) Enquanto você não faz nada seu concorrente faz

Ficar observando seus clientes saindo do seu escritório só trará um resultado: a perda de faturamento. Porém, não se esqueça que, enquanto você está perdendo clientes, outros escritórios estão recebendo esses mesmos clientes. Então, enquanto você perde alguém está ganhando. Os empresários que fazem migração contábil buscam sempre pela relação de preço e qualidade. O início da busca de um novo fornecedor se dá invariavelmente na internet, mais precisamente, no Google. Portanto, se você contador nunca pensou em investir lá, passou da hora de o fazer. Tenha uma entrada frequente de novos clientes.

4) Fortaleça a imagem do seu escritório

As redes sociais são canais de comunicação que não servem apenas para captar novos clientes. Elas podem mostrar autoridade e confiança de seu escritório com conteúdos relevantes, inclusive para seus clientes atuais . Uma boa gestão de redes sociais não deve focar em posts comemorativos ou dicas superficiais e sim em cases e problemas reais que seu escritório já conseguiu e consegue resolver para várias empresas.

5) Montar um departamento comercial

O custo de um departamento comercial dentro dos escritórios contábeis não é algo comum. Contratar uma pessoa responsável pelo departamento, ou eleger um dos sócios para isso é apenas o início. Além disso, é necessário ter materiais de apresentação comercial, investir em anúncios online para captar pessoas que estão na web buscando por escritórios de contabilidade, abertura de empresas, ou migração contábil, além de destinar tempo e controlar e monitoram os retornos das propostas comerciais enviadas. Reservar parte de seu faturamento para esse fim é questão de sobrevivência.

Katiê Fernanda Tedesco Bastos
Nort Marketing Estratégico

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Katiê Tedesco

Sócia-diretora da Nort Marketing Estratégico, agência de marketing digital e publicidade e propaganda. Especialista em estratégias de mkt para alavancar negócios. Trabalha desde 2001 na área de marketing e comunicação. Formada em Relações Públicas pela PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e Pós Graduada em Marketing na ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas).

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