Já é ponto pacífico o investimento e adaptação dos escritórios de contabilidade no marketing para captação de novos clientes. Com a crise sanitária, Covid-19 que assolou o mundo este ano, vários escritórios que estavam postergando a decisão de ampliar a carteira se viram obrigados a fazer o movimento. Muitos perderam receitas com a inadimplência e com os atrasos dos clientes, e por isso, tiveram de olhar para duas situações, a melhoria de seus processos internos e também a captação de novos clientes. Para isso, muitos escritórios de contabilidade fizeram o mesmo movimento: marketing digital.
Um fato curioso é a quantidade de anunciantes, escritórios de contabilidade, nas plataformas Google Ads (responsável pelos anúncios no Google) e Facebook Ads (responsável pelos anúncios no Facebook e Instagram). O número, principalmente na cidade de São Paulo e região, simplesmente disparou, ou seja, está cada vez mais caro anunciar no Google Adwords. Isso se torna evidente quando observamos que, antes da pandemia, um escritório pagava por clique em torno de R$4,50 e agora, pode chegar até R$21,00 para determinadas palavras-chaves.
Essa concorrência torna a estratégia de marketing imprescindível para quem quer maiores resultados. Ao invés de todos buscarem o mesmo “pedaço da pizza”, com uma boa estratégia, você pode conquistar pedaços que os concorrentes estão desprezando, conquistando mais clientes por um custo menor.
Um bom estrategista de marketing vai conseguir extrair do contador quais as particularidades do seu escritório, um nicho no qual o escritório tem conhecimento mas não explora, uma determinada região e cidades as quais têm menos concorrentes online, enfim. Marketing Digital é muito mais do que colocar posts diários no Instagram com frases motivacionais, ou apenas anúncios simples no Google do seu escritório.
Os escritórios contábeis, principalmente o seu gestor, precisa tomar as rédeas da situação do seu negócio, focando o olhar na operação das atividades contábeis, aquisição de softwares de automação e também no investimento e aquisição de novos clientes. Quando o contador resolve protelar essa decisão fica cada vez mais difícil e caro a ampliação da carteira. Isso porque o mercado vai ficando cada vez mais competitivo e novas estratégias de diferenciação tem de serem criadas para obtenção de resultados.
A estrada para obtenção de novos clientes é longa, e é ainda surpreendente que muitos escritórios mal tem um site adaptado para celular, com conteúdos relevantes, que é o primeiríssimo passo de mkt contábil. Ter um site não é garantia de ter clientes. Como é que esses clientes irão lhe encontrar? Os escritórios que viveram desde sempre por indicação percebem agora, alguns tarde demais, que se estiverem fora da disputa online, simplesmente estão fora do páreo.
Katiê Fernanda Tedesco Bastos
Nort Marketing Estratégico