Marketing contábil: como os clientes enxergam seu escritório?

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Como os clientes enxergam seu escritório?

Marketing contábil digital – Posicionamento do seu escritório

Posicionamento é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores.

O posicionamento tem a ver com o público que você quer atingir. É muito comum os clientes dizerem que atendem todos os públicos. Isso não é verdade. Apesar de você querer atender qualquer público, esse é o maior erro na definição de posicionamento de mercado do seu negócio. Se seu negócio atende público premium todo material, ambiente, espaço físico, funcionários devem estar alinhados com esse público premium, e isso, demanda bastante investimento. O posicionamento da sua marca e empresa, quando correto, impacta principalmente no valor cobrado de seus serviços.

Estratégias de Marketing – exemplo:

Vamos imaginar uma Cafeteria localizada em um bairro de uma cidade média. Esse estabelecimento foi todo projetado por arquitetos, contou com orientações de chef de cozinha para montar o cardápio, contratou uma equipe de marketing, além de escritório contábil. O estabelecimento, muito bonito, possuía wi-fi, atendimento bilíngue, estacionamento próprio, projeto de iluminação, etc. A percepção do público era que o local, por ser tão bonito e atraente pudesse oferecer preços elevados, o que no caso, não era verdade. Assim, o consumidor percebia um super posicionamento do local, o que, em alguns casos, inibiu a tomada de decisão de compra por parte do consumidor.

Para resolver a questão, o marketing da Cafeteria propôs que fizessem kits dos produtos vendidos com seus respectivos preços, e  que os mesmos fossem divulgados por meio de e-mails e campanhas de anúncios no Facebook.  O resultado foi imediato: a percepção de alto valor, que poderia estar passando pela cabeça do consumidor, foi rapidamente quebrada. Os consumidores percebem  que, apesar de ter uma aparência moderna, sofisticada e atraente o ambiente era acessível ao consumo, influenciando assim a tomada de decisão de ir até o estabelecimento.

É como uma embalagem de produto. Quantos de nós vemos um rótulo de produto, e sem ver o preço, já imaginamos se é caro ou barato só pela embalagem. Todos os sinais emitidos pela comunicação de seu negócio informa, mesmo que indiretamente, uma imagem (posição) para seu público.

Dicas: Na hora de fazer materiais novos para seu escritório, logo, papelaria, site, tenha definido anteriormente o posicionamento da marca que você deseja transmitir. Um posicionamento correto, pode, inclusive, ampliar suas margens.


Marketing contábil

Há muitos nomes diferentes nesse ambiente de marketing, marketing de serviços, de produtos, pessoal, de rede, de guerrilha e isso pode confundir as pessoas que não são da área.

O marketing de serviços serve para qualquer empresa da área de prestação de serviços. Nessa área a maneira de ampliar a percepção dos clientes referente ao seu negócio é por meio dos itens: atendimento, apresentação, prestação de contas (relatórios), estrutura física, etc. Muitos contadores reclamam sobre a corrida de preços entre os escritórios, porém com um bom marketing você sai dessa briga por migalhas e consegue estruturar sua empresa para ampliar realmente seus lucros.

Tá, mas como é que faço isso?
Já expliquei o passo passo de como estruturar o crescimento de uma empresa. Não existem milagres, existe trabalho duro e prioridades. Até hoje vejo escritórios contábeis e outras empresas investindo suas forças em estratégias erradas. No texto: Por onde começar no marketing empresarial, eu falo exatamente sobre isso.

Se você quer medidas imediatas, pode ter certeza, vai gastar muito dinheiro e terá poucos resultados. A construção de uma marca e a percepção das pessoas em relação a ela é algo que requer esforço, estudo e dedicação.  Se você está sempre fazendo as mesmas coisas terá sempre o mesmo resultado. Enquanto alguns choram outros vendem lenço. Em qual lado você quer estar?

O marketing contábil digital é um divisor de águas na sobrevivências das empresas. Quem estiver fora das opções de buscas dos clientes, com certeza estará fora do páreo. Assim, cada vez mais a tecnologia conseguirá automatizar as coisas rotineiras e você, empresário, precisará ser cada vez mais analítico, estratégico e não operacional para seus clientes.

Meus clientes não percebem meu valor

E você sabe porque? Porque você não comunica a eles o quanto você é diferente. O quanto o teu escritório realiza, personaliza o atendimento, o salva de possíveis furadas, entre outros. A comunicação é o primeiro passo para você trabalhar o seus cliente ativo, aquele já está na sua carteira. Quantos de vocês encaminham comunicados regularmente para seus clientes sobre como as novas leis podem impactar no negócio deles?  Quantos de vocês informam seus clientes sobre cursos, palestras, treinamentos que sua equipe está realizando a fim de se manter atualizada e assim ampliar a confiança deles.

Quantos de vocês possuem um material corporativo profissional, de qualidade, que explore seus diferenciais, que mostre depoimento de outros clientes, para que vocês possam “brigar” pela conquista desse cliente.  Quantos de vocês realizam prospecção direta no mercado com anúncios no Google da sua empresa, ampliando as ligações e pedidos de orçamento?

O marketing contábil ou marketing de serviços é tudo isso acima e muito mais.

Quer aprender mais? Baixe o E-book Por que alguns escritórios contábeis crescem mais rápido que outros?

Deixe seu comentário abaixo que terei prazer em responder suas dúvidas! 🙂

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Katiê Tedesco

Sócia-diretora da Nort Marketing Estratégico, agência de marketing digital e publicidade e propaganda. Especialista em estratégias de mkt para alavancar negócios. Trabalha desde 2001 na área de marketing e comunicação. Formada em Relações Públicas pela PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e Pós Graduada em Marketing na ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas).

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Katiê Tedesco

Sócia-diretora da Nort Marketing Estratégico, agência de marketing digital e publicidade e propaganda. Especialista em estratégias de mkt para alavancar negócios. Trabalha desde 2001 na área de marketing e comunicação. Formada em Relações Públicas pela PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e Pós Graduada em Marketing na ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas).

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