Aumentar vendas de um escritório contábil é um tema que passa necessariamente pelo Depto Comercial. Tem se falado muito sobre como estruturar, e se, devemos ou não investir em um departamento comercial dentro de um escritório contábil. A pauta, inclusive está sendo debatida pela Câmara Setorial do SESCON-SP, neste mês de agosto de 2018. Isto porque, durante muito tempo os escritórios contábeis tiveram seus crescimentos ancorados apenas nas indicações e casualmente em encontros comerciais. Atualmente as pessoas não querem mais agendar reuniões comerciais e atender representantes que queira lhe “empurrar” soluções para “problemas” que elas ainda não percebem.
Na maioria das vezes, o consumidor ainda não está preparado para a solução, produto ou serviço que você queira vender. Sendo assim, não é mais fácil então oferecer seu produto para quem já está procurando o que você vende?
Invertendo a ordem comercial: ofereça seus serviços para quem está procurando por eles
É isso que estamos fazendo para nosso cliente do Rio de Janeiro – Praxis Assessoria Contábil e Comercial. Aumentar vendas desse escritório é nosso objetivo. Iniciamos o projeto com eles quase do zero. O escritório, a jurídica propriamente dita é nova, porém os profissionais são experientes e resolveram abrir sua própria empresa. Uma sede nova, instalações recentes, e claro, novos investimentos em marketing. Eles tinham apenas o logotipo, que já tinha sido criado por outro profissional de comunicação.
Nós da NORT MKT Estratégico, desenvolvemos todo o material de papelaria, que inclui cartões de visita, assinaturas de email, papeis timbrado, pasta, folder, envelopes etc, além da apresentação virtual da empresa por meio de arquivo digital (PDF) e Website.
Preparamos a casa para recebermos as visitas, ou seja, os possíveis clientes. Pesquisem no Google a quantidade de escritórios de contabilidade que estão anunciando no Adwords e quantos realmente têm uma boa apresentação. Vocês se surpreenderão com o resultado. Poucos realmente investiram numa apresentação profissional. Isso é péssimo para o MKT, pois se o seu site não tiver uma boa velocidade, não for responsivo, ou se ele tiver uma apresentação antiga, desatualizada, você está pagando para levar uma pessoa interessada no seu negócio a um site ruim, que passa uma má impressão. O melhor site, a melhor apresentação e claro, o melhor conteúdo despertará o interesse na solicitação de uma proposta comercial.
Aumentar vendas do escritório – Abordagem Comercial
Essa etapa é fundamental para obter sucesso na conversão. Montamos uma campanha específica para quem está no momento de abrir uma empresa, portanto o cliente não advém de outro escritório contábil. Assim fizemos um formulário online, que solicita várias informações desse possível cliente. Desta forma, o Depto comercial irá muito mais preparado para a abordagem e poderá oferecer a solução mais próxima do que se procura.
Materiais de Apoio – Email MKT e Facebook
Antes de contratar um serviço através da web é natural que o consumidor pesquise os vários canais de comunicação da empresa, a fim de obter mais impressões e dados. Portanto, é fundamental explorar adequadamente esses canais para ampliar a percepção desse prospect. Artigos mostram o quanto você domina tecnicamente um assunto. Mostrar os cases que você já fez para uma empresa também. Saber divulgar essas ações poderá qualificar seu escritório para uma solicitação de orçamento. Destaque-se. Mostre-se!
Confere lá os artigos que estamos trabalhando para a Praxis.
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Se tiver dúvidas, coloque nos comentários abaixo que terei o prazer de lhe responder.
Katiê Tedesco Bastos